O Projeto práticas e saberes no desenvolvimento sustentável e na promoção da saúde em terreiros de candomblé do município de São Francisco do Conde, Bahia,tem como objetivo geral implantar a Agenda Cidades Saudáveis integrada à Agenda das comunidades Tradicionais e áreas protegidas do municipio de São Francisco do Conde/Ba. Sob a perspectiva de desenvolvimento sustentável e promoção da saúde, assim como apreender o papel e o significado dos terreiros de candomblé no municipio de São Francisco do Conde e se estes de fato atuam como agências sociais na promoção da equidade da saúde da população negra através da articulação de diversas racionalidades terapêuticas.
Como objetivos específicos nos propomos a realizar análises situacional da saúde em terreiros de candomblé (comunidades-terreiros) do município em questão; integrar a Agenda Comunidades Saudáveis à Agenda das comunidades Tradicionais do municipio no contexto da agenda 21 local; Avaliar a ocorrência e efetividade do projeto em relação aos principios do desenvolvimento sustentável e da promoção de saúde; desenvolver capacidades e habilidades que ampliem a capacidade da população de participação no SUS e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento equânime e sustentável do local; contribuir para reforçar a capacidade sócio-comunitária na reinvidicação, na gestão participativa e no controle social das políticas públicas voltadas para construção de territórios saudáveis, assim como na equidade da saúde da população negra; conceber materiais informativos com conteúdos dos princípios e categorias do desenvolvimento sustentável e da promoção de saúde.
Esta pesquisa segue um démarche qualitativo. Os dados estão sendo coletados a partir de análise documental, observação participante, história oral nas modalidades (história de vida, depoimentos orais e grupos focais). No que diz respeito ao aspecto interventivo o projeto previu a realização de oficinas de sensibilização e capacitação junto aos profissionais e controle social. Até o presente momento realizamos 1 ( uma) oficina de capacitação – Oficina de discussão da agenda cidades saudáveis no contexto do desenvolvimento sustentável e na promoção de saúde com recorte étnico-racial.